Casas Enxaimel
Home

   
 


Bem vindos a nosso site! 

        Somos um grupo de carpinteiros de Blumenau dedicados na arte de construção enxaimel. Trabalhamos exclusivamente com casas enxaimel autenticas, casas novas e restaurações de antigas. Dispomos de casas pre-fabricadas e modelos sob medida.
 
        Estaremos apresentando aqui neste site: nossos meios, algumas casas que fabricamos, nossas experiencias e trabalhos realizados. 

        Esperamos que encontre o que procura. Se necessitar de mais informações, sinta-se à vontade para perguntar. Teremos grande prazer em atender. 
  
                                        

________________________________________________________________________     

URGENTE PALESTRA HOJE 25/10/2016 









           Já estão disponíveis para venda, Kits da Miniaturas Enxaimel. Quem estiver interessado, basta pedir pelo e-mail gdiel@bol.com.br. Cada kit vem com as peças e um manual de orientação. O preço de lançamento é de 60 Reais para este primeiro lote ( 110 miniaturas ) e o envio pode ser feito por PAC ou SEDEX, normalmente 18 a 20 Reais (SC e PR) .


                      


          

            PRÊMIO DO IPHAN 2015.



PESQUISA SOBRE ENXAIMEL EM BLUMENAU




            Concluímos as pesquisas... já entregamos os cadernos e DVDs contendo todos os dados. Os cadernos foram entregues no Arquivo Histórico de Blumenau ( segundo andar da Biblioteca Municipal) e acredito que já estão disponíveis para consulta e aquisição de dados digitais. Em breve deve sair uma edição digital ou até impressa para o público em geral.  

 

                                                        Alguns dados interessantes

 

-A maioria absoluta das edificações é com preenchimento de tijolos. Apenas 9 possuem preenchimento com taipa.

 -Todas as edificações históricas possuem numeração de peças. Algumas em Números romanos, outras em Números enxaimel, algumas com ambos e uma única curiosamente usa traços.

 -Ao total são 226 edificações enxaimel. Foi muito importante para ter conseguido ultrapassar a marca de 200. Trata-se de um aspecto relevante para poder se expressar que ainda há centenas de casa enxaimel em Blumenau. Mas serve também de alerta, pois em alguns anos muitas podem desaparecer.

 -Blumenau possui além da maior quantidade de edificações (comprovadas enxaimel), também a mais  completa diversidade em tipologias de enxaimel do Brasil. Há escolas, marcenarias, residências, salões de baile, lojas, escritórios, hotel, hospital e até museus.

 -Outra maioria absoluta é a altura das portas, menores que 2metros. A mais baixa encontrada é de 1,83 e a mais alta 2,66.

-A maior edificação de Blumenau é o Hospital Misericórdia. Seus pesados barrotes tem mais de 10m de comprimento.

 -A menor edificação possui apenas 21m².

 -As escoras mais comuns em Blumenau são as normais (139). Mas as inversas possuem uma quantidade respeitável (63). Curiosamente há uma única casa original sem escoras.

 -O centro da cidade possui ainda 10 edificações enxaimel históricas. 3 estão escondidas entre prédios e rebocadas. O bairro com mais edificações é a Vila Itoupava.

 -Todas as edificações históricas possuem encaixes com pinos, na maioria dos casos  de 16 e 19 mm (ou 5/8” e 3/4” em medida imperial ). Apenas uma única não possui furos de pinos e isto está associado à impossibilidade de importar ferramentas durante o período da primeira guerra mundial. 

 -O esteio de canto, que seria o “pé direito” possui medidas bastante variadas, desde 2,19  a 3,84m. Quando esta medida é igual entre algumas edificações, indica que seja o mesmo carpinteiro que as fez ou posteriormente por seu aprendiz usando os mesmos padrões ou eram da mesma região de origem na Alemanha. 

-Foram mais de 1400 fotos registradas. O Banco de dados é o mais completo até hoje já realizado. Com as principais medidas da maioria das edificações.  





O que é o Enxaimel?

        O Enxaimel é uma antiga técnica construtiva, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com tijolos ou taipa. A origem desta técnica é ainda muito discutida, chegam a afirmar da Itália, outros da Turquia e há milhares de anos. Também pelo fato de existir em várias regiões da Europa (até na Inglaterra) afirmam que não é possível determinar sua exata origem. O que é mais aceito entre os especialistas e construtores e que hoje está devidamente comprovado,  é que o enxaimel assim como o conhecemos tem origem na região da atual Alemanha durante a idade média. É considerado a partir do momento que as casas deixaram de usar estacas enterradas no solo e passaram a usar fundamento de pedra ou alvenaria. Esta inclusive, foi influenciada pela ocupação romana na antiga Germania. A partir deste momento, as casas passaram a durar gerações e evoluir tecnicamente incluindo vários elementos estruturais e culturais. O fato é que na Alemanha está o maior número destas casas, cerca de 2 milhões de exemplares, possuí as mais antigas com até 800 anos e vários países onde o Enxaimel está presente eram países que foram em algum período de sua história ocupados por povos germânicos. Também é na Alemanha que a técnica foi mais desenvolvida. Normas foram documentadas, profissionais formados, ferramentas específicas desenvolvidas e inclusive as casas são construídas ainda nos dias de hoje.

    

 E para nós, o que é o enxaimel?

        O Enxaimel é um dos principais legados da colonização alemã. É impossível ir à alguma cidade colonizada por alemães e não se admirar por estas charmosas casas. A complexidade de suas linhas de madeira encaixada e perfeitamente harmonizada com tijolos ou taipa carrega séculos de tradição e cultura.  Aqueles que sonham um dia ter uma não estarão simplesmente satisfazendo um desejo pessoal ou buscando um conforto maior. Estarão fazendo a sua parte na cultura, deixando um legado associado com seu nome. Cada casa é especial não somente pela forma como é construída. Após a montagem da estrutura, cada proprietário irá preencher e dar acabamentos conforme sua visão e identidade. Acrescentando ornamentos e até traços pessoais ou culturais dependendo de sua origem.



O que mudou nas casas de hoje em dia?

        Na técnica como eram construídas há mais de 150 anos, nada mudou. A estrutura de madeiras encaixadas e preenchidas com tijolos permaneceu exatamente igual. Todas nossas casas são 100% encaixadas e obedecendo as tradicionais normas alemãs. O uso de pregos ou parafusos na estrutura é considerado “descaracterização” no enxaimel e abominado por nós. Inclusive alguns de nossos trabalhos já foram confundidos várias vezes como casas históricas. Apesar da satisfação por isso, e entendemos como um elogio, não é nossa intenção. Por esse motivo até disponibilizamos em nossa seção de download, arquivos das restaurações que realizamos. Nossas casas são “Enxaimel autentico”, pois mantém a técnica, o processo de fabricação e as linhas tradicionais da colônia de Blumenau. Uma casa “Enxaimel histórica” é aquela que foi construída há muitos anos e que carrega consigo informações e aspectos culturais da época. Talvez um dia, daqui a 100 anos, nossas casas também passarão a ser históricas. Para isso, não depende somente ser bem fabricada, dependerá principalmente da dedicação do proprietário e seus descendentes. 

        No entanto, algumas mudanças foram feitas para adequar as casas às necessidades atuais, seja por questões legislativas, uso racional de madeira e argila ou por questões de conforto.

        Em muitos municípios já é obrigatório, a aplicação de fundamento em concreto armado. Apesar de parecer estranho, é positivo, pois não afeta a característica do Enxaimel e ainda o preserva. Proporciona segurança e durabilidade suportando vibrações por tráfego pesado, bate estacas e até falhas no solo. Possibilita colocar piso frio em várias partes da casa como cozinha, área de serviço e banho. Além disso, com o incremento de laje, isola a casa de umidade, facilita a instalação e manutenção hidráulica, sanitária e gás.

          Na Alemanha, durante a Revolução Industrial, a madeira teve seu uso disputado entre a indústria e a construção. Isto gerou um caos e quase esgotou as florestas. Em alguns casos houve racionamento e até proibição do Enxaimel. Somente mais tarde, com a implantação das ferrovias e reflorestamento a situação se normalizou. Em Blumenau, várias olarias tradicionais fecharam recentemente devido ao esgotamento de jazidas de argila. Apesar de termos feito algumas experiências com madeiras de reflorestamento, deve demorar alguns anos para comprovar os resultados. Por enquanto, o conceito mais adequando para nosso meio é do uso racional da madeira de lei, aplicado de forma austera e exclusivamente funcional. Alguns exemplos: Assoalho de tábuas, onde há muita perda de madeira, é utilizado somente no sótão. Quando encontramos falhas naturais na madeira, como manchas ou furos estas não são mais rejeitadas. São aplicadas em locais não visíveis ou posicionadas ocultando a falha. Embora em certos casos, estas “falhas” até valorizam o ambiente. Madeiras excessivamente grossas, acima da necessidade, com intuito de ostentação, também são abolidas. Todas as madeiras, após a fabricação passam por processo de tratamento contra cupim e umidade.  
        Na questão de argila, afeta várias partes da casa: As paredes externas usam os tradicionais tijolos maciços. Nas paredes internas, utiliza-se tijolos vazados. Nos telhados, recomendamos telhas modernas, esmaltadas do tipo Germânica ou Francesa por maior durabilidade e menor peso. As telhas “chata” ou “suíça” apesar de serem tradicionais, necessitam mais argila e sarrafos. 
        No conforto, as casas evoluíram muito. Se antigamente, as casa eram simples, bastando ter sala e quartos, hoje os ambientes atendem todas a necessidades dos moradores. Tudo deve ser prático e bem aproveitado. Mesmo nas menores casas, todos os cômodos básicos existem. Já nas maiores, em alguns casos até já inserimos suítes, closets e escritórios. O sótão, que para muitos pode parecer estranho, é uma ótima opção como quartos para crianças ou hóspedes. Devidamente isolado com forro termo acústico, divisórias e com janelas laterais, se torna um excelente ambiente. Internamente, a casa pode receber qualquer melhoria para o padrão de vida do morador.

       

Uma casa enxaimel tem várias vantagens indiscutíveis em comparação com casas convencionais. A rapidez de construção, a sua beleza natural, sua identidade com Alemanha e a durabilidade, são alguns de seus destaques. Porém o que eu mais aprecio... é a possibilidade de sua translocação. Se algum dia, no lugar que vc vive ficar insuportável... Voce tem a possibilidade de desmontar a casa e remontar em outro lugar. 



 



HomeSobre a EmpresaProdutosRestauraçõesContatoGaleria de ImagensDownload de arquivosMitos e Curiosidades